08 março 2018

O povo quer justiça social (02)


Tem ainda a insegurança, o local do medo, em vez de esperança. E a vida não tem de ser assim. O espaço que coabitamos pode ser (consensualmente) bem estruturado. Nesse espaço em que muitas das coisas vitais para a vida de cada um de nós (transportes, escolas, hospitais, trabalho) são compartilhadas, podem nos ver uns aos outros como condições, mais que como obstáculos, para nosso bem estar, coletivo e individual.


Eles podem, dizem muitos. A pergunta é: eles o fariam?. Eles o farão?. As pessoas podem influenciar os assuntos que lhe digam respeito de duas maneiras: por meio da voz (exigir mudanças no tipo de coisa feita e na forma como ela é feita) ou por meio da saída (virar as costas para a coisa que não satisfaz e se mover completamente para outro lugar, a fim de buscar satisfação). Mas a possibilidade de se contrapor às pressões atuais por um lugar as vidas privadas e pública de motivações éticas e de avaliações morais depende ao mesmo tempo de mais autonomia para esses indivíduos e de uma partilha mais vigorosa das responsabilidades coletivas.

O dilema Estado versos indivíduo é como tirar leite das pedras. Cidadãos autônomos, moralmente auto sustentados e independentes (ou seja, rebeldes, incômodos e desagradáveis) numa comunidade política como Salvador onde o índice de analfabetismo é alto, é pedir demais. Enquanto isso, na batcaverna, eles fazem o que querem, o povo que se exploda.

A felicidade, em nossa cidade, é uma fuga da insatisfação. Nossa capacidade de afastamento do exigir mais do político e saber o que ele faz, é a medida da arbitrariedade dele e, assim, num mundo regido pela política e de sua insustentabilidade, a necessidade de mudança e a capacidade de mudar se induzem e definem mutuamente. Ou seja, é pura ilusão. Quanto mais facilmente possamos nos afastar da política, menos autoridade estamos inclinados a lhe conceder. E é isso o que eles querem. Atuar como se não existissem ninguém. O que eles fazem é só para satisfação própria.



O sociólogo baiano Antonio Risério em uma de suas colunas quinzenais publicadas no jornal A Tarde informou que a primeira profissão que vingou na Cidade da Bahia foi a de ladrão (Passeios Públicos. A Tarde 30/03/2013, p.2): “E o primeiro dos ‘dous ff’ de que falava Gregorio. Terra de gatunos, denunciava-se no século 18 (...). E hoje, para tudo quanto é lado que olho, diviso logo algum ilustre, poderoso e envernizado ladrão, proprietário de casas e de casos”.


O escritor Hélio Pólvora escrevendo sobre insegurança consentida (A Tarde 09/06/2013, p.2) afirmou: “Somos governados por uma minoria hábil na simulação de condutas democráticas”. Terceira maior cidade do país em população, Salvador sofre, há tempos, com uma crônica falta de recursos. Tem a pior arrecadação per capita entre as capitais dos estados brasileiros, Salvador cresceu de forma desordenada e desorganizada e nenhum gestor tentou mudar isso...


A prática de legislar em causa própria, ignorando as aspirações da sociedade, transformando o Poder Legislativo em uma casa de negócios, criou uma imagem negativa do Congresso Nacional perante a opinião pública. As eleições de Eduardo Alves e Renan Calheiros para a presidência da Câmara e do Senado são exemplos de distanciamento dos parlamentares brasileiros em relação à sociedade. Outra deterioração política foi a Comissão de Ética em que oito dos 15 membros titulares são acusados em 20 inquéritos e ações penais. E para presidir tal comissão um pastor, reu no STF e acusado de homofobia e racismo. Até quando a população vai aguentar isso? (Texto publicado no dia 19 de junho de 2013)


Já perdi a esperança
de ter na política o respeito
já que sei que não é direito
usufruir do dinheiro público
e a justiça ficar cega no que vê

pois faz conluio com o poder
e agora, em quem acreditar?
Siga seu caminho reto
respeite o próximo e vá direto
naquilo que tem fé e tenha certeza
que o que faz é uma proeza
de saber viver simples, com humildade
não pisar no outro e falar sempre a verdade
e se inspirar naquilo que acredita
vá em frente, amigo, a vida é bendita!



Nenhum comentário: