07 fevereiro 2017

40 anos surgia Ranxerox, o pós-punk androide (02)



Tamburini faleceu, vítima de overdose, aos 31 anos de idade. Liberatore sobreviveu aos caos. Nascido na Itália, estudou Artes Plásticas e mudou-se para Roma, onde cursou Arquitetura. Nos anos 80, publicou trabalhos nas revistas americanas, européias e japonesas. Seus alcançou setores como a televisão, o cinema e até mesmo a música: são de sua autoria a capa do disco de "The Man from Utopia", de Frank Zappa; os figurinos do filme "Asterix e Obelix - Missão Cleópatra", trabalho pelo qual ganhou um César; e inúmeras vinhetas televisivas para emissoras do mundo todo. Hoje em dia, mora na França.

FRANKENSTEIN BIÔNICO

O quinto capítulo (Contemporâneos e sucessos – uma escola de sacanagens) o pesquisador Gonçalo Júnios no livro Tentação à Italiana, um perfil dos mestres do erotismo contemporâneo (Ópera Graphica Editora, 2005) aborda Liberatore, o sexo e a paródia do caos, do encontro entre Tamburine e Liberatore, da anatomia dos personagens, parceiros, amoral, tudo ricamente ilustrado. Escreveu o pesquisador:

“O personagem era uma espécie de Frankenstein biônico, pós-apocalipse, que radicalizava essa postura para mandar seu recado num mundo caótico e sem saída, onde a violência se tornou umas ferramenta usual do dia-a-dia – até mesmo nas relações amorosas. Sua parceria, por quem era apaixonado, chamava-se Lubna, uma garotinha pré-adolescente viciada em drogas, de visual punk, que se prostituía para comprar alucinógenos”

“Entre as características que a dupla procurou destacar nas histórias de Ranxerox estavam a petulância, a mal-criação e a depravação de uma sociedade moralmente corrompida e corrupta. O personagem principal e Lubna, aliás, formavam um casal suigeneris que lembraria bem a dupla sanguinária de ´Assassinos por Natureza´, filme de Oliver Stone. Assim como no cinema, Lubna estava longe de ser uma garotinha frágil, como parecia”.

“O universo da dupla era extremamente violento, com uma realidade distorcida a partir do comportamento da juventude em sua época, influenciado principalmente pelo movimento punk, que surgiu nos EUA no final da década de 1960 e migrara para a Inglaterra em meados dos anos de 1970. Além das ideias inconformistas e até fatalistas, o visual punk de Ranxerox funcionava também como uma forma de protestar pela manipulação do vestuário e até da flagelação do próprio corpo. O personagem se tornou uma das mais controvertidas invenções dos quadrinhos. Chegou a ser descrito como o primeiro anti-herói pós-punk, um humanóide brutamontes que prenunciou a era do caos urbano quer se seguiu nos vintes anos seguintes. Polêmico pela violência exagerada e extremamente original em sua abordagem temática, transformou-se numa das referências de sua época”.

Nenhum comentário: