25 fevereiro 2011

Altos e Baixos em Salvador (4)

O que falta nessa cidade? Verdade. Que mais por sua desonra? Honra. Falta mais quer se lhe ponha. Vergonha?” (Gregório de Mattos)


De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto” (Ruy Barbosa)



Cartografia


Foi estudando o samba reggae (misturando informação do Caribe, dos EUA, da Europa e da África) que a antropóloga Goli Guerreiro viu a imagem do mundo atlântico. O estilo musical já foi tratado em seu livro anterior, A Trama dos Tambores. Recentemente ela publicou dois novos livros: Terceira Diáspora, Culturas Negras no Mundo Atlântico e Terceira Diáspora, o Porto da Bahia. Publicados pela editora baiana Corrupio, ela aponta um descolamento de ícones, costumes, músicas, filmes e livro por todo o atlântico negro, que resulta naquilo que chama de terceira diáspora. A terceira diáspora, em sua tese, seria o momento atual das culturas negras deslocadas pela democratização das informações sociais, políticas e culturais de diversos países. Goli se pauta nas relações criadas pela internet que reproduz a interface do blog (www.terceiradiaspora.blogspott.com) que ela criou antes de pensar nas publicações. E nas suas impressões das viagens que fez nos últimos anos. O olhar de Goli enxergou o inusitado. Confira nos livros que mostra uma cartografia de todo esse repertório estético.


Artes plásticas


Um dos maiores registros das artes plásticas produzidas na Bahia, a partir da geração de 1945 até o século 20, foi feito pela crítica de arte Matilde Matos, no livro 50 anos de arte na Bahia (Editora EPP, 400 páginas). A autora reuniu 250 imagens de mais de 80 artistas. Para cada um, resgatou trechos de suas críticas publicadas no jornal e escreveu textos atuais. A obra resgata a produção artística baiana, realizada nos últimos cinco décadas, ilustradas por cerca de 250 reproduções. A apresentação é do secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles, e o prefácio do jornalista João Falcão. O livro é dividido por décadas, começa pelos ícones baianos da Geração 50 (Mário Cravo Júnior, Genaro de Carvalho, Carlos Bastos, Rubens Valentim, Carybé entre outros), Geração 60 (com a arte dos renovadores, as mulheres na arte – Juarez Paraiso, Juraci Dorea, Calasans Neto, Lygia Milton, Emanuel Araújo), Geração 70 (Edison da Luz, Bel Borba, Murilo Ribeiro), Geração 80 (Leonel Mattos, Vauluízo Bezerra, Marcia Magno, Chico Mazzoni), Geração 90 (Marepe, Caetano Dias, Zau Pimentel) e a Geração 2000 (Célia Mallet, Álvaro Machado, Adriano Castro). Livro imperdível!.


Poluição sonora

Com a entrada do verão, os níveis de poluição sonora chega a alturas insuportáveis. Os moradores pagam IPTU caro e não têm direito a repouso. Festas, gincanas, shows de banda, som alto de carros parados (querendo ser trio elétrico) e agora até som de celular no ônibus (pior não pode ser). Cadê a fiscalização? Não dá para fiscalizar tudo em Salvador, então morador não precisa pagar IPTU porque não existe fiscalização. A prefeitura sabe cobrar mas não sabe fiscalizar e os moradores são penalizados. Aqui, poderiam cobrar taxas de trios elétricos e blocos que arrecadam no Carnaval, fazem barulho e ainda deixam a cidade suja.


Reconhecimento


Ele começou tocando no exterior para depois no interior da Bahia. O instrumentista e compositor Mestre Lourimbau é soteropolitano que agora, com 61 anos, lançou seu primeiro CD (gravado em 1997) e que ganhou recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia. O CD tem 11 faixas e é fruto de um show feito no Teatro Vila Velha. Lourival Santos Araújo assina as músicas, sozinho ou em co-autoria. Na ficha técnica nomes como Ivan Bastos (baixo), Bau Carvalho (guitarra), Gilmar Gomes (percussão) e Giba Conceição (pandeiro). Vale conferir este CD que dá um de seus recados na letra de Branco com Preto: “Negros e brancos se orientem/e não se dispensem/que o batente é quente”.

--------------------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras,28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Um comentário:

goli guerreiro disse...

Oi Gutemberg , obrigada pela leitura e referência aos livros e ao blog terceira diáspora, um abraço, Goli