26 janeiro 2011

A hora e vez dos quadrinhos baianos (16) (yes, nos temos quadrinhos)

19.NO CAOS O BOM HUMOR DO CAU

Cláudio Antônio Gomes, o nosso conhecido Cau Gomez por mais de uma década, trabalhou como artista gráfico, caricaturista e ilustrador nos principais veículos de comunicação do Brasil: Estado de São Paulo, Jornal do Brasil, revista Playboy e outros. Mora na Bahia há mais de 20 anos e atualmente, publica charges e ilustrações no jornal A Tarde em Salvador. Colabora com a revista Courrier International, na França e atua como artista plástico e participou de várias exposições.


Seu trabalho, em uma das entrevistas ao jornal A Tarde (18/04/2008) ele confessou: “Faço pintura em madeira, pintura a óleo, acrílica, o que vier. Mas estou sempre em busca da pegada estritamente autoral, inusitada, tentando driblar a mesmice. Isso requer esforço, pesquisa. Por exemplo, tinha uma dupla de desenhistas de HQ que eu adorava, os irmãos John e Sal Buscema. O John até já morreu, ele desenhava muito Conan, O Bárbaro. Então eu buscava o trabalho do John Buscema, que na verdade é manjadíssimo para quem lê HQ de super-herói, e ali, eu tentava descobrir aquele pontinho não-explorado, aquela característica da arte dele que ainda não foi tocada. Acho isso maravilhoso, buscar aquela referência oculta que só você percebeu e aí recriar alguma coisa em cima disso. Mais ou menos como colocar o Pixinguinha tocando com os Sex Pistols numa ilustração”. .

O diretor do Brazillcartoon, Márcio Leite assim definiu Cau: “Pra mim, Cau é a cara do Brasil, pela sua cor e pelas suas cores, e por falar em cores, acho que o sangue dele é o puro nanquim, a gente tem essa impressão quando o vê desenhar. Aquele traço inquieto e irreverente que sempre consegue uma solução genial diante do caos do emaranhado de ideias. Ele já conquistou os maiores prêmios internacionais e é reconhecido aqui no Brasil e lá fora. Quem acompanha a trajetória de Cau, percebe que ele é um artista completo, domina o cartum, a charge, a caricatura e artes plásticas sem perder a linha”


Na entrevista que fez com o artista, ele faz de seu processo de criação: “Muitos dos bons trabalhos que fiz surgiram depois de ouvir uma bela música. Quando eu crio um trabalho, ele surge com paixão, um turbilhão de sentimentos que acontecem harmoniosamente num caldeirão danado de som, cor, humor e verdade. A arte é muito envolvente e extremamente gestual para mim. Mas o artista também tem que estar antenado ao que se passa com o mundo, buscar informações permanentemente. Isso para mim é alimento que enriquece o conhecimento e possibilita um avanço considerável para interpretar vários temas. Assim, as suas asas abrem e você consegue transferir para o papel a sua criação, a sua obra puramente autoral”. E de sua outra paixão, além das artes gráficas: “A música. Se eu pudesse seria um grande percussionista. Amo os ritmos, os sons. Temos muitos profissionais maravilhosos que brincam com a sonoridade, falam a linguagem da alma, do coração com o som que fazem. Acho que isso me faz ficar e fluir tão bem na Bahia. Admiro demais o trabalho de João Gilberto, Gilberto Gil, Lourimbau, Riachão, Naná Vasconcellos, Hermeto Pascoal, Luís Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Cartola e muitos outros grandes monstros. Gosto muito de Rock’ n’ Roll, do Blues e do Jazz. E não posso esquecer de mencionar a genialidade dos clássicos, Mozart é o meu preferido”.


E sobre a fusão das linguagens do cartum e das artes plásticas, disse: “Tenho referências ótimas e nomes que uniram os vários tipos de desenhos e de pinturas, sem distinguir e rotular. Pesquisei e gosto muito de vários artistas, dentre eles Toulose lautrec, Picasso, Goya, Modigliani, Marcel Duchamp, Saul Steinberg, Saul Bass”. Quem deseja ler a entrevista completa acesse:

http://www.brazilcartoon.com/noticias_descricao.asp?idioma=ptb&grupo=mundo&ID=131">CAU


Ao completar 20 anos de carreira, Cau Gomez comemorou em grande estilo. Seu trabalho ocupou várias páginas do número 61 da revista Gráfica-Arte Internacional, a "bíblia" dos designers, fotógrafos, ilustradores e cartunistas. Recentemente ilustrou o livro Bahia, 1798 do professor e escritor Luis Henrique Dias.

----------------------------------------------------
I Semana do Quadrinho Nacional na Bahia

Nos dias 27 e 28 de janeiro acontece na Biblioteca Pública dos Barris a I Semana do Quadrinho Nacional na Bahia, evento em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional. Com uma programação variada que abrange desde oficinas e bate-papos com autores de quadrinhos à exibição de filmes ligados ao universo dos quadrinhos, o evento pretende reunir não só fãs de quadrinhos como interessados em cultura pop e ilustração.


Tanto na quinta quanto na sexta, a partir das 18 horas, haverá bate-papo com autores baianos e lançamentos de HQs, que você pode ver neste link:
http://bit.ly/gMX1cp e neste: http://bit.ly/gIDu20 Também acontecerão exposições de quadrinhs, biscuit e papercraft. Não é preciso se inscrever para participar dessas atividades.

As atividades desenvolvidas durante a tarde de quinta e sexta são gratuitas e estão com inscrições abertas até o dia 26 de janeiro, mas mesmo quem não fizer inscrição online pode se inscrever presencialmente, dez minutos antes do início de cada atividade. Confira cada atividade abaixo e se inscreva através do link: http://bit.ly/gDZulg

Oficinas

As inscrições podem ser feitas através desse link: http://bit.ly/gDZulg

1 – Oficina de Roteiro com Valter Bruno e Jefferson Santos

Data: 27/01 Horário: 13h Duração: 2h

Objetivos: Apresentar os elementos básicos de construção de roteiro (personagens, enredo) e estruturação dramática em três atos. Os alunos serão estimulados a pensar sobre criticamente sobre quadrinhos, filmes e animações e discutir suas estratégias narrativas. Material necessário: Lápis ou caneta, papel

2 – Oficina de Desenho para Mangá com Alpha Mangá Estúdio

Data: 27/01 Horário: 15h30 Duração: 2h

Objetivos: Trabalhar o principio básico do desenho estilo mangá, em construção de rosto masculino e feminino com algumas variações de ângulos, construção de corpo masculino e feminino, com diferentes estilos de olhos, cabelos e rostos Material necessário: Os oficineiros cobram taxa de R$3 pelo material cedido na aula.

3 -Oficina de Desenho para Comics com Fabrício Campos e Valmar

Data: 28/01 Horário: 13h Duração: 2h

Objetivos: Trabalhar o principio básico do desenho estilo Comics, com principal atenção para a anatomia e caracterização das personagens. Material necessário: Folhas e lápis para desenho.

4 - Oficina de Edição de Publicações com Fabrício Campos, Jefferson Santos e Vondrake Jr.

Data: 28/01 Horário: 15h30 Duração: 2h

Objetivos: Analisar publicações de HQs e mostrar como se diagrama revistas e fanzines. Material necessário: Folhas e lápis para desenho.

OBS: mais informações em: http://semanahqba.wordpress.com/oficinas/http://semanahqba.wordpress.com/oficinas/

Exibição de filmes

As inscrições podem ser feitas através desse link: http://bit.ly/gDZulg

1 – Uzumaki

Dia: 27/01 Horário: 13 horas Duração: 90 minutos

Sinopse: Filme de terror dirigido por Higuchinsky, lançado no ano de 2000 e baseado em mangá homônimo do artista Junji Ito. Numa cidadezinha japonesa a população torna-se fascinada, aterrorizada e consumida pelas inúmeras ocorrências naturais ou artificiais de espirais malévolas. O filme inclui adaptações de algumas das histórias mais importantes do mangá, embora algumas mais fidedignas que outras.

2 – Crumb

Dia: 27/01 Horário: 15h30 Duração: 119 min.

Sinopse: Retrato revelador do desenhista Robert Crumb, o documentário inclui entrevistas intimistas com seus irmãos Max e Charles, investigando as cicatrizes psíquicas e emocionais de infância que alimentaram sua arte.

3 – Os Imortais

Dia: 28/01 Duração: 102 minutos Horário: 13h

Sinopse: Nova Iorque, 2095. Dentro de uma estranha pirâmide flutuante, os deuses do antigo Egipto julgam Horus, um deus com corpo de homem e cabeça de falcão. Em baixo na cidade, existe uma misteriosa mulher de cabelo azul que derrama lágrimas azuis. Seu nome é Jill Bioskop. Ela não sabe mas o Deus Horus cruzou todo o universo para a conhecer, Horus foi condenado a morte pelos seus pares. Ele tem sete dias de vida, sete dias para encontrar Jill no meio da confusão da cidade, seduzi-la e possuir o seu corpo, pois ela tem a capacidade genética de engravidar de um Deus, o que concederia a imortalidade a Horus. Para o conseguir Horus vai possuir o corpo de Nikopol, um prisioneiro politico que foi congelado à trinta anos atrás por saber de mais, e acabou de fugir. Horus, Nikopol e Jill… Uma misteriosa e sobrenatural relação onde tudo de distorce: corpo, voz e memória.
4 – Malditos Cartunistas

Dia: 28/01 Horário: 15h30 Duração: 93 min.

Sinopse: Um panorama sobre a profissão de desenhista de humor no Brasil desde o Pasquim nos anos 60 até os dias de hoje. Traz quatro gerações de desenhistas como Adão, Allan Sieber, Dahmer, Angeli, Arnaldo Branco, Galhardo, Chiquinha, Danilo, Zimbres, Fernando Gonsales, Glauco, Guazzelli, Jaguar, Laerte, Leonardo, Mutarelli, Marcatti, Márcio Baraldi, Maurício de Souza, Nani, Ota, Reinaldo, Schiavon, Spacca e Ziraldo. O filme foi feito por Daniel Garcia e Daniel Paiva, cartunistas da revista Tarja Preta.

(para ver os trailers do filme acesse: http://semanahqba.wordpress.com/exibicao-de-filmes/)

Tabuleiros da Bahia

O Tabuleiros da Bahia é um grupo que proporciona ao público baiano acesso gratuito a jogos de tabuleiro de vários colecionadores locais. Durante os eventos, os colecionadores disponibilizam seus jogos para que os frequentadores possam jogá-los e assim conhecer suas mecânicas de funcionamento, mediante a assistência do próprio dono do jogo, ou outro jogador. Não é necessário possuir jogos de tabuleiro para participar do evento.

Dia: Em ambos os dias (27 e 28)

Horário: 13h-18h

------------------------------

Estamos publicando, em 23 artigos, a hora e vez dos quadrinhos baianos.

-----------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras,28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: