30 dezembro 2010

Mulheres na política

1927 – Rio Grande do Norte foi o primeiro Estado do Brasil a permitir o voto às mulheres. No mesmo ano, a professora Celina Guimarães candidata-se a cargo político.

1929 – Toma posse a primeira mulher eleita para uma prefeitura no Brasil, a fazendeira Alzira Soriano (foto), em Lages (RN).


1931 – Detida em um protesto contra a execução de anarquista italiano, Patrícia Galvão, a Pagu, é a primeira presa política no Brasil do século 20 der que se tem notícia.

1932 – Em 29 de fevereiro, por meio do Código Eleitoral Provisório, o voto passa a ser permitido às casadas (com autorização do marido), viúvas ou solteiras com renda própria.


1933 – Em 03 de maio, a médica paulista Carlota Pereira de Queiroz foi a primeira mulher a votar e ser eleita deputada federal.


1934 – As restrições só foram eliminadas no Código Eleitoral. No entanto, o voto para as mulheres era facultativo. Só em 1946 torna-se obrigatório para elas também.


1935 – Na Bahia, a advogada Maria Luiza Bittencourt é a primeira mulher a ser deputada estadual.


1945 – A Carta das Nações Unidas reconhece a igualdade de direitos entre homens e mulheres.


1949 – Fundação da Federação das Mulheres do Brasil, com forte influência do Partido Comunista (PCB).


1963 – A deputada Ana Oliveira torna-se a primeira mulher a presidir uma sessão legislativa estadual na Bahia.


1977 – Rachel de Queiroz é a primeira escritora a fazer parte da Academia Brasileira de Letras.


1979 – Na Senado, a primeira mulher e ocupar um lugar foi Eunice Michiles (PDS-AM). Suplente, ele assumiu com a morte do titular do cargo, senador João Bosco de Lima.


1982 – A primeira mulher ministra de Estado foi Maria Esther Figueiredo Ferraz (Educação).


1988 – A Constituição estabelece direitos iguais entre homens e mulheres.


1989 – A primeira mulher a se candidatar ao cargo de presidente do Brasil foi Maria Pio de Abreu.


1990 – Eleitas as primeiras senadoras, Júnia Marise (PRN-MG) e Marluci Pinto (PTB-PR). Suplente de FHC, Eva Blay (PSDB-SP) assumiu o mandato quando ele se torna ministro de Itamar Franco.


1993 – Salvador teve a sua primeira e única mulher como prefeita, Lídice da Mata.


1994 – Roseana Sarney (pelo então PFL) é a primeira mulher eleita governadora, no Maranhão.


1996 – Congresso Nacional institui sistema de cotas na Legislação Eleitoral: mínimo de 20% de

----------------------------------------------------


2011 é o ano de Oxum, Deusa do Amor, da Bondade e do Ouro. Simboliza a graça e a beleza

Oxum é sedutora e fascinante. É responsável pela fertilização e fecundação do óvulo, por isso toma conta da gestação e das criancinhas até aprenderem a falar. Seu número é o 5 (odù òsé - gravidez). Saudação: "Òré Yeye Ofyderìman!" (Salve, mãezinha doce!).

A Deusa das cachoeiras deixará você gentil e romântico. Ajudará no trabalho. Cautela com os impulsos.

Oxum é representada pelo abèbè (leque). Dia: sábado, ótimo para sedução.
Feliz 2011. Paz, saude e prosperidade
___________________________
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras,28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hey, I read your blog. It's very helpful for me and such a very unique blog thanks for sharing it with us. If you want best law dissertation Writing Service then visit our site with a 7O% discount. I expect you will be satisfied with our service.