24 maio 2010

Ética brasileira


Toda coletividade cultiva um sistema de valores e normas morais que definem o bem e o mal, o certo e o errado, as virtudes e os vícios. A ética aponta para a construção da pessoa, enriquecimento do ser como pessoa. Ao longo do processo histórico, as esferas da sociedade como a política, a religião, a arte, a ciência, vão adquirindo sua própria autonomia. A religião e a ética perdem a hegemonia que exerciam sobre a sociedade tradicional. De forma mais radical, com o avançar do processo, a economia assume papel dominante e subordina a seus interesses as outras esferas sociais, inclusive a ética.


Os fatores da crise ética da nossa sociedade têm gerado a falta de honestidade, a corrupção, o abuso do poder, a exploração institucionalizada e a violência. Há uma ruptura entre o indivíduo que se fecha sobre si mesmo e a vida pública e os valores comuns, sobre as quais se ergue a sociedade.

A pesquisa "Retrato da Ética no Brasil" (jornal Folha de S.Paulo, 04/10/2009), informa que nosso país, no que diz respeito a atitudes corruptas e corruptoras “vale mais o faça o que eu falo e não o que eu faço. Para uma ética de verdade em primeiro lugar estou eu e meus próximos (família e comunidade a que pertenço)".


É muito fácil dizer que os políticos são corruptos (porque muitos deles fazem questão de dar exemplos todos os dias), porém é preciso reconhecer que na correção do problema, e principalmente em viver de modo ético, sou eu que estou em primeiro lugar.


Por isso insisto que a política, a questão ética na sociedade, somente se resolverão pela cultura, ou seja aquele espaço de sociedade onde vivo e que essa mudança de postura diante da vida, dos outros com quem convivo no trabalho ou na vizinhança, tem de ser uma realidade hoje. Esse processo evidentemente é educativo, por isso temos sempre apontado aqui que entre todas as prioridades sociais a maior é a da urgência educativa.


Um país em que os eleitores trocam voto por dinheiro, emprego ou presente e acreditam que seus concidadãos fazem o mesmo costumeiramente; um país em que os eleitores aceitam a ideia de que não se faz política sem corrupção; um país assim deveria ser obra de ficção, como em "Os Bruzundangas" (Ediouro), livro de Lima Barreto de 1923. Mas o Brasil da prática cotidiana parece mais com Bruzundanga do que com a Escandinávia.


A pesquisa do Datafolha (2009) tem o mérito de colocar em foco problema crucial nacional. Uma discussão sobre se o Brasil deve seguir Bruzundanga. A obra que retrata a República dos Estados Unidos da Bruzundanga foi lançada no ano seguinte à morte de Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922), autor consagrado por livros como "Triste Fim de Policarpo Quaresma".


"O valo de separação entre o político e a população que tem de dirigir faz-se cada vez mais profundo. A nação acaba não mais compreendendo a massa dos dirigentes, não lhe entendendo estes a alma, as necessidades, as qualidades e as possibilidades", escreveu Lima Barreto. E concluiu: "Um povo tem o governo que merece".


O triunfo do velho faça-o-que-eu-digo-não-faça-o-que-eu-faço é a principal revelação da pesquisa do Datafolha, porque ela dá uma medida de como estamos longe de distinguir o público e o privado e do quanto são escorregadios nossos “marcadores éticos e morais“, para usar uma expressão do filósofo Renato Lessa.


O desfazimento da hipocrisia perversa com que tocamos nossas vidas em sociedade completa-se, agora sim, com um perfil bem conhecido. Somos todo igualmente hipócritas, mas alguns podem mais por debaixo dos panos da moral e da ética: Os homens (86%) transgridem mais do que as mulheres (80%), os jovens 16 a 34 anos (91%) mais do que os mais velhos, e os mais ricos e mais estudados são, é claro, os que têm as maiores taxas de infrações (97% dos que ganham mais de 10 mínimos assumem ter cometido infrações e 93% daqueles que têm ensino superior também).


O retrato é péssimo, em suma, mas indica a necessidade de tratarmos da transgressão das regras. A educação TEM QUE abandonar a superfície das regras e mergulhar na problematização da sabotagem do que essas regras representam. Ficam aí as pistas e os por ques do confronto que deve ser promovido.



-----------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves) e na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929)


Um comentário:

Anônimo disse...

Vc tem um programa de radio e uma mensagem Amores Descartaveis