18 fevereiro 2010

Música para relaxar, refletir, pensar

Longe da folia, no balanço da rede e tendo como panorama verdes coqueirais do Norte da Bahia, nada melhor do que ouvir a boa música popular brasileira.

Pierrot & Colombina, de Marcelo Quintanilla e Vania Abreu é uma preciosidade que rola tranquilo na vitrola.
Isabela Taviane com seu Diga Sim é maravilhoso.

Maria Gadu é um achado, raro, para ouvir e reouvir sempre.
Axé Babá, de Alexandre Leão é fazer das músicas carnavalescas da Bahia, o canto da bossa nova. Uma recriação muito especial.
Carlinhos Brown no álbum A Gente Ainda Não Sonhou experimenta sonoridades pouco experimentadas em nossa terra e assim seu trabalho é revestido de uma criatividade vulcânica, basta lembrar que ele está acompanhado de feras como Jaques Morelenbaum entre outros e o que se pode ouvir são pérolas como Pedindo pra Voltar, Te Amo Família, Loved You Right Away, Garoa, Guaraná Café e Aroma da Vida. Basta ouvir para sonhar. Bom demais.
Tem ainda o trabalho de Elpídio Bastos (Meu Tesouro) que estourou na mídia com Nossa Paixão (participação especial do Olodum)
Tiganá Santana com Maçalê (o poder do Orixá em mim) traz elementos da cultura banto. Vale cada faixa. Produção de Luiz Brasil e participação de Roberto Mendes e Virginia Rodrigues.

Péri, sempre trazendo o samba bossa novíssima, traz seu Segundo Tempo.
E o que dizer de Jau?. Pra mim uma das melhores vozes da Bahia (ao lado de Lazzo). O cantor e compositor Jau fez parte de um dos projetos mais bem sucedidos da história recente da música baiana: o Afrodisíaco que arrebatou Salvador no verão de 2005/2006. A dupla Afrodisíaco era composta por Jauperi e Pierre Onássis. Esse último deixou a carreira artística por motivos religiosos. E Jau continuou com um balanço incrível. Pena que para achar seu trabalho o ouvinte tem que ralar muito nas lojas da cidade, difícil mesmo.
Cada vez mais a voz feminina se fortalece na MPB. Basta ouvir o samba gostoso na voz suavizada de Mariana Aydar (Minha Missão, Zé do Caroço, Vento no Canavial, Deixa o Verão, Beleza, O Samba me Persegue).

Tem ainda Fernanda Takai, doce, suave (lembra um pouco a voz da bela Nara Leão).
Muitas dessas preciosidades você só encontra na loja Pérola Negra.
Por hoje é só, amanhã tem música & poesia


---------------------------------------------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves) e na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929)

Nenhum comentário: