30 dezembro 2009

Avatar, um alerta ecológico

A nova experiência de ver cinema depende muito mais da maneira como vemos o filme do que a obra em si. A revolução está no nosso jeito de olhar. O diretor, roteirista e produtor James Cameron consegue imergir o espectador no filme Avatar graças ao efeito. O investimento no 3-D estereoscópico auxilia nesse resultado. Com uma profundidade espacial jamais vista no cinema, Avatar convence ao lançar o alerta ecológico: enquanto os terráqueos vivem a devastação do planeta natal, os Na'vi respeitam e cuidam da natureza. Mas não estamos falando de uma trama de tom didático ou engajado, Cameron assume seu cinema como puro entretenimento e magia.

Mas do que se trata Avatar? O longa (160 minutos) nos apresenta o planeta Pandora. Ali, no ano de 2154, humanos organizam uma missão para explorar um mineral raro e valioso. O problema é que a maior fonte do material está sobre o território dos Na'vi, os nativos de Pandora, que têm relação estreita com a natureza à sua volta. A missão humana envolve, ainda, um núcleo de pesquisas científicas, coordenado por Grace Augustine (Sigourney Weaver). O grupo desenvolve um projeto em que humanos transportam sua consciência para avatares, com aparência igual à dos Na'vi. Assim, podem negociar com os nativos e circular pelo solo de Pandora, cuja atmosfera é tóxica. É para integrar essa missão que o militar Jake Sully (Sam Worthington) chega ao planeta.

Adentramos o mundo alienígena através dos olhos de Jake, um ex-fuzileiro naval confinado a uma cadeira de rodas. Apesar do que aconteceu ao seu corpo, Jake continua se sentindo um guerreiro e viaja anos-luz à estação que os humanos instalaram em Pandora, onde a humanidade quer explorar o minério raro unobtanium, que pode ser a chave para solucionar a crise energética da Terra. Como a atmosfera de Pandora é tóxica, foi criado o Programa Avatar, em que “condutores” humanos têm sua consciência ligada a um avatar, um corpo biológico controlado à distância capaz de sobreviver nesse ar letal. Os avatares são híbridos geneticamente produzidos de DNA humano e DNA dos nativos de Pandora, os Na’vi.

Renascido em sua forma avatar, Jake consegue voltar a andar. Ele recebe a missão de se infiltrar entre os Na’vi, que se tornaram um obstáculo à extração do precioso minério. Ocorre que uma bela Na’vi, Neytiri, salva a vida de Jake, o que muda tudo. Jake é acolhido pelo clã de Neytiri, e aprende a ser um deles depois de passar por vários testes e aventuras. O relacionamento de Jake com sua hesitante instrutora Neytiri se aprofunda, e ele passa a respeitar o jeito de viver dos Na’vi, e por fim passa a ocupar seu lugar no meio deles. Logo ele enfrentará a maior de suas provações, ao comandar um conflito épico que decidirá nada menos que o destino de um mundo inteiro.

A produção mais cara da história tem trama simples e previsível. Não é surpresa que o militar se verá dividido entre a missão exploratória humana e a nova vida entre os nativos de Pandora. A ganância do "povo do céu" são sentidos nas batalhas em plena floresta. O foco do filme se instale no aspecto estético, nos efeitos especiais e nas cenas de ação, bastante empolgantes. Entre explosões, saltos e panoramas desse planeta fantástico, o diretor imprime mensagens relacionadas à nossa realidade atual.

Ao propor uma nova experiência de cinema, Cameron chama atenção sobre o ecossistema onde cada planta, cada criatura respira na tela de Avatar. Conceitos de energia e religião consagrados da ficção científica também encontram espaço importante: Pandora tem sua própria "força". O foco é mesmo no deslumbramento visual. É impossível distinguir o que é real do que é modelo criado por computador. As câmeras e a tecnologia de performance são impressionantes. As cenas em que humanos e Na´Vi dividem as telas, por exemplo, desafiam qualquer percepção.

É bom lembrar que a terminologia “avatar” vem do sânscrito e significa “descida”. No hinduísmo, designa uma manifestação corporal de seres imortais, tendo fundo religioso ligado à idéia de encarnação. E na linguagem da informática, é uma representação gráfica utilidade em realidade virtual. Mas o que fica mesmo, ao terminar o filme são as imagens do mundo novo, suas árvores profundas e interligadas a tudo, como nos nossos sonhos e como lembrou bem Leonard Boff em seu livro Ética e Moral, tudo está conectado, é preciso voltar a olhar o mundo para o seu interior ou tudo estará perdido.

-----------------------------------------------------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves) e na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929)

2 comentários:

ProsperoClaudio disse...

Parabéns pelo conteúdo de seu blog. O lerei com mais calma.

Seguem abaixo algumas informações complementares sobre o filme AVATAR:

AVATAR, filme 3D - Hollywood converte-se à Hipótese Gaia ?

Para quem desejar conhecer os ,conceitos básicos do conflito, tão bem dramatizado no filme AVATAR, entre duas Visões de Mundo:

uma mecanicista / industrial

outra orgânica / biotecnológica (genética) - nanotecnológica

Recomendo as seguintes leituras:


ALFABETIZAÇAO ECOLOGICA (em Portugues) (2007)
CAPRA, FRITJOF / VARIOS AUTORES
CULTRIX
CIENCIAS BIOLOGICAS-ECOLOGIA

PERTENCENDO AO UNIVERSO (em Portugues) (2003)
CAPRA, FRITJOF
CULTRIX
CIENCIAS/FILOSOFIA E HISTORIA


CONEXOES OCULTAS, AS (em Portugues) (2002)
CAPRA, FRITJOF
CULTRIX
CIENCIAS/FILOSOFIA E HISTORIA


TEIA DA VIDA, A (em Portugues) (1997)
CAPRA, FRITJOF
CULTRIX
CIENCIAS/FILOSOFIA E HISTORIA


Comentários adicionais sobre os tópicos acima podem ser encontrados em:

Ciência da Complexidade: o reencontro das Ciências Exatas com as Naturais
http://escoladeredes.ning.com/group/ecoloucos/forum/topics/ciencia-da-complexidade-o?commentId=2384710:Comment:22260&groupId=2384710:Group:16922


[Inovação necessária] Tribalismo étnico => Civilização de conquista => ?
http://escoladeredes.ning.com/group/ecoloucos/forum/topics/inovacao-necessaria-tribalismo


Humanidade - Vírus(1) ou Cérebro de Gaia (2) ?

Todos os Fóruns >> [Fóruns temáticos] >> Gestão do Conhecimento >> Humanidade - Vírus(1) ou Cérebro de Gaia (2) ?

http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/foruns/tm.asp?m=4761&forumid=30



--
Atenciosamente.
Claudio Estevam Próspero
http://twitter.com/prosperoclaudio
http://www.linkedin.com/in/cprospero
http://pt.wikipedia.org/wiki/Usuário:ProsperoClaudio (Apresentação pessoal)
http://escoladeredes.ning.com/ (Escola de Redes [E = R])
http://www.novastrilhas.org.br/site/index.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aliança_para_uma_Nova_Humanidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecocidade
http://www.wikifuturos.com.br/prosperoclaudio (Wiki Futuros - CrieFuturos)
http://www.holos.org.br/cursosetreinamentos/ (HOLOS - Coaching e Mentoring)
http://www.nef.org.br (Núcleo de Estudos do Futuro)
http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/
http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/portal/ (Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento)
===> http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/foruns/tt.asp?forumid=35&p=&tmode=1&smode=1 [GC em TIC]
===> http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/foruns/tt.asp?forumid=118 [Agenda Brasil do Conhecimento]
===> http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/foruns/tt.asp?forumid=105 [Inovação]

Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE.
Nossa Espécie (Homo Sapiens Sapiens Demens - Edgar Morin) Agradece!

Gutemberg disse...

Claudio

Obrigado pelas informações. O tema do filme Avatar é bem atual.

Forte abraço
Gutemberg