21 julho 2009

Sábado dos meus amores

O cômico, o trágico e todo o caráter universal de situações e personagens aparentemente banais estão presentes na obra do jovem escritor Marcello Quintanilha, Sábado dos Meus Amores, lançado pela Editora Conrad. Um artesão que mostra a identidade nacional através de crônicas visuais onde o sonho e a realidade se misturam. Desde o vôo solitário de uma borboleta, num jogo de loteria, o primeiro amor de uma moça recém-alfabetizada, ou mesmo um torcedor apaixonado e cheio de superstições, o que se observa é o mergulho vertiginoso na vida brasileira, dos desamores, do futebol, do cotidiano de bairros populares onde o desenho e a crônica se entranham num traço simples, criativo e o requinte da narrativa, poética mas cortante.


Quintanilha tem mais de 20 anos de carreira. Nascido em Niterói (1971) ele estreou nos quadrinhos em 1988 com histórias de terror e artes marciais publicadas pelo Bloch Editores. Em seguida publicou HQs em revistas como General, Nervos de Aço, Metal Pesado e Zé Pereira, além da norte-americana Heavy Metal. Em 1999, lançou o seu primeiro álbum, Fealdade de Fabiano Gorilla, ainda com o pseudônimo Marcello Gaú. Em 2005, veio o segundo livro: Salvador, parte da Coleção Cidades Ilustradas, da editora Casa 21 (o francês Jano desenhou o Rio de Janeiro e o inglês David Lloyd desenhou São Paulo).

Durante os 15 dias que esteve em Salvador, Quintanilha registrou tudo com o olhar de surpresa próprio de quem chega a cidade pela primeira vez. A diversidade cultural da cidade, seduziu o artista e o levou a abraçar o projeto Cidades Ilustradas. Além de muitas imagens, o encontro com a baianidade rendeu conversas interessantes, base para a construção de textos que traduzem as peculiaridades das ruas de Salvador.

Considerado pelo letrista Aldir Blanc como o “Rossellini tupiniquim”, por causa de seu estilo realista, em Sábado dos Meus Amores o leitor pode conferir suas sofisticadas crônicas visuais com cores que seduzem na primeira leitura. Desde o início dos anos 2000, Quintanilha vive em Barcelona ilustrando os periódicos espanhóis como El Pais e La Vanguardia. Trabalha na série de quadrinhos Sept Balles pour Oxford, da editora belga Editions du Lombard, em parceria com os roteiristas Jorge Zentner e Montecarlo.

Este Sábado dos Meus Amores é apaixonante, da primeira a última página. Desde a borboleta rubembragueana até o amor de uma semianalfabeta por um pescador sagaz. Tocante, sensível, um primor. A primeira página leva o leitor a um cruzamento urbano, em que o cronista Rubem Braga (1913 - 1990), observa uma borboleta rodopiar entre prédios e árvores. Um piscar de olhos, ele já não está mais ali. Está aberto o caminho que liga os idílicos anos 50 ao mais corriqueiro sinal fechado do século 21. Além da referência explícita a Braga, há um quê de Nelson Rodrigues e seu universo de situações ordinárias, cotidianas, por vezes levadas ao limite da tragédia. Como a vivida por Zé Morcela, trabalhador de circo que aproveita o tempo livre para beber e jogar cartas num boteco de uma cidadezinha qualquer, até perceber que comprou briga com a polícia local. A qualidade gráfica também é observado. Parabéns a Conrad e a Quintanilha. Quadrinhos de alta voltagem e que mapeiam a alma brasileira.


Essas e outras obras em quadrinhos podem ser encontradas na Galeria Retrô Quadrinhos Cultura e Arte, rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho, Salvador. Telefone 3347-4929.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um estado d´alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves) e na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela)

Nenhum comentário: