15 julho 2009

Mauricio de Sousa comemora 50 anos de carreira (3)

O jovem de 73 anos de idade, Mauricio de Sousa está pronto para ampliar seus domínios no campo da diversão e do entretenimento. Consciente de que é preciso ampliar o acesso das crianças à pré-escola, seu foco agora é a Educação. “Para a próxima década vamos direcionar alguns dos nossos produtos com o foco na Educação. Há algum tempo procurei autoridades brasileiras para tentar ajudar num problema terrível. É que 12 milhões de crianças no Brasil têm acesso à chamada pré-escola, e 14 milhões não têm. Chegam à escola sem saber pegar num lápis. Essas crianças despreparadas atrasam as outras em um ou dois anos. E daí vêm evasão, desconforto, desânimo. Eu quero criar uma série de filmes com programas como a Vila Sésamo, que funcionem atendendo às crianças que não têm acesso à pré-escola, mas têm televisão em casa. Montar um show de educação, com base no currículo do Ministério da Educação. A China já me abriu as portas para fazer isso. Vamos atuar como auxiliares da Educação formal. Vamos também atuar na área de livros didáticos ou paradidáticos, e em todos os nossos produtos, com orientação dos nossos pedagogos, vamos ter uma visão voltada para a Educação”.


Segundo Maurício, “tudo o que fizermos agora terá o viés da educação (...) Quem abriu meus olhos foi a China, que me contratou para um projeto de pré-alfabetização para 180 milhões de crianças”. O governo chinês passou uma lista com “mandamentos” sobre o que deveria estar nas histórias: respeitar os mais velhos, ser educado etc. “Tudo o que minha família havia ensinado sobre comportamento”, conta Maurício. Não haverá mudança no tema das histórias para aproximá-las da cultura chinesa. A primeira revista a ser apresentada, inclusive, narra o Descobrimento do Brasil.

O quadrinista irá desenvolver materiais da Turma da Mônica para as crianças chinesas. Os livros, impressos ou disponíveis na internet, atenderão cerca de cem milhões de jovens só em Xangai e outros milhares de estudantes por todo o país. "Os personagens brasileiros irão ajudar os pequenos a se interessarem pela leitura", completou Mauricio. Essa não é a primeira participação de Sousa no mercado editorial chinês. Ele já editou em mandarim o livro infantil Descobrimento do Brasil, em 2007.Há também um outro projeto voltado para crianças brasileiras por meio da TV, com uma série de 60 programas educacionais.

As revistas editadas na China pertencem a uma série didática que inclui temas como "Fenômenos da Natureza", "Futebol", "Meio Ambiente " e "Imigração". “Não há uma periodicidade definida ainda, mas já foram lançadas cinco edições e vem mais por aí”, explicou o diretor de Planejamento Editorial da Mauricio de Sousa Produções, Sidney Gusman. “O mercado chinês tem um potencial muito grande, mas como a ‘Turma da Mônica’ adora desafios, o Mauricio já está pensando em outras possibilidades de negócio no país“, disse Gusman.

Maurício de Sousa afirmou acreditar que a China é um mercado potencial para os seus produtos. “O primeiro sinal eu percebi há muitos anos, quando participei de um festival de desenho animado promovido por uma emissora de TV de Pequim. Enviei o único material que eu tinha na época e foi um grande sucesso”, lembrou. O empresário disse ainda que recebeu um convite para “negociar a série de desenhos animados” dos seus personagens, mas ainda não tinha esse projeto desenvolvido. Em relação à diferença do idioma e da cultura entre Brasil e China, o cartunista afirmou que as crianças “são iguais em todos os países”. Além disso, ressaltou que parte do interior do Brasil é “parecido com as regiões rurais da China”.

No Brasil, o grupo vende mensalmente cerca de 2,5 milhões de revistas em quadrinhos com os personagens criados há quase 50 anos. Além de exportar as publicações para cerca de 50 países, a Maurício de Sousa Produções tem por volta de 3.000 produtos licenciados. Segundo Maurício de Sousa, as versões internacionais das revistas são comercializadas pelo escritório do seu grupo em Nova York, que também cuida das traduções para os países onde o material circula
------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um estado d´alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Roha na Praça Castro Alves) e na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela)

Nenhum comentário: