28 janeiro 2009

Bá e Moon, invencíveis (2)

Gabriel Ba fala da importância de ter uma base clássica: “Você tem que começar e entender a base clássica, uma construção de anatomia e de profundidade, para depois poder escolher estilizar. Porque aí você vai ter mais ferramentas e conceitos na hora de estilizar e isso vai ser uma escolha. Se você começa às vezes muito estilizado, você solta esses conceitos e parte de algo que já chegou em você pronto. Então eu acho que é legal você estudar um pouco da base para depois poder estilizar. Porque no final, talvez não fique visível, mas vai fazer diferença. Quem tem a base faz diferença na hora de fazer um desenho mais estilizado”.

Eles nasceram em 1976 e, mesmo com sobre nomes distintos, são gêmeos, formados em artes plásticas por faculdades distintas e, apesar de seus estilos diferentes, trabalham juntos e são co-autores de quase todos os seus quadrinhos.

No Brasil, já publicaram quatro álbuns 10 Pãezinhos: O Girassol e a lua (20000), Meu coração não sei porque (2001), Crítica (2004) e Mesa para dois (2006); desenharam o épico medieval Rolando (2005), escrito por Shane Amaya, e participaram de diversas antologias da nata da produção nacional de quadrinhos.
Já tiveram seus trabalhos publicados nos EUA, Espanha e Itália. Contribuem para diversos jornais e revistas nacionais, e algumas internacionais. Querem desbravar o mundo, mas o mais importante é conseguir contar suas histórias no Brasil. Eles relatam toda a forma de fazer HQ, o processo de criação e produção no site www.10paezinhos.com.br
Conhecidos no Brasil como os autores da revista/fanzine 10 Pãezinhos, Moon e Ba vêm publicando seus trabalhos nos EUA desde o final da década de 90. Além da graphic novel própria “Ursula” (entre nós chamada de Meu coração não sei porque), os gêmeos assina, nos EUA, os desenhos da série Casanova e da premiada The Umbrella Academia. A série Umbrella Academy é desenhada por Ba, com roteiros de Gerard Way, vocalista da banda My Chemical Romance.
E no final de julho foram contratados pela DC Comics para escrever uma nova série para o selo adulto Vertigo, batizada de Day tripper. O nome da série, referência à música dos Beatles, conta a história de vida de um jornalista e como ela é afetada por sua família. Cada edição acompanha um dia do personagem principal. Importante é que a história se passa no Brasil.
Os gêmeos também foram escolhidos para desenhar a nova série da revista BPRD (sigla de Bureau for Paranormal Reserarch and Defense), a agência de investigações do universo das histórias do personagem Hellboy. Publicada pela editora Dark Horse e com roteiros de Mike Mignola e Josh Dysart, a série narra os primeiros anos da agência e tem como um de seus personagens centrais o professor Trevor Bruttenholm. Nesse cenário, o demônio Hellboy é ainda uma criança e aparece com menos frequência nas aventuras.

Nenhum comentário: