30 novembro 2007

Cronologia dos seriados (2)

1965/1968 – PERDIDOS NO ESPAÇO – A Terra em 1997 está superpovoada e os Robinson são escolhidos entre milhões de outras famílias para colonizar Alpha-Centauro. A bordo do Júpiter II, papai John (Guy Willians, ex-Zorro) mantém a disciplina com mão de ferro; mamãe Maureen (June Lockhart) e as filhas Judy e Penny, além do major Donald West, formam a família. Mas os melhores episódios estão com o trio: Will Robinson (Billy Mummy), o filho mais novo; o clandestino doutor Zachary Smith (Jonathan Harris) e o super robô (recheado pelo ator Bob May).

1965/1969 – AGENTE 86 – O mais desastrado agente secreto do Control, o 86 é Maxwell Smart (Don Adams). Ele acabou se casando com sua colega “99” (Bárbara Feldon), com quem teve um filho, entre um tiroteio e outro, com agentes da Kaos.

1966/1973 – MISSÃO IMPOSSÍVEL – A série romantizava as “operações sujas” da CIA. No começo, sempre o mesmo, o chefe Jim Phelps (Peter Graves) entrava em um lugar reservado e escutava uma fita que se destruía cinco segundos após sua audição.

1966/1967 – O TÚNEL DO TEMPO – Tony Newman (James Darren) e Doug Phillips (Robert Colbert) eram cientistas trabalhando no Tic Toc Base, um laboratório subterrâneo localizado em algum lugar do Deserto do Arizona. Seu objetivo: construir uma máquina do tempo. Mas o governo americano planeja acabar com o projeto e Tony toma a iniciativa de entrar no túnel. Doug vai salva-lo e ambos ficam perdidos pela história do mundo, incapazes de voltar ao presente.


1966/1968 – BATMAN – Sátira ao herói de quadrinhos. Batman (Adam West) e Robin (Burt Ward) enfrentam diversos vilões. Durante as cenas de ação, a câmera se inclinava pelos cantos do estúdio, enquanto onomatopéias (Scrack! Pou!) enchiam a tela a cada pancadaria. Aparecer como vilão convidado virou uma espécie de símbolo de status em Hollywood: Pingüim (Burguess Meredith), Coringa (César Romero), Minerva (Zsa Zsa Gabor), dentre outros.

1966/1969 – JORNADA NAS ESTRELAS – USS Enterprise em busca de novas vidas, novos mundos, novas civilizações. A vedete era doutor Spock (Leonard Nimoy), meio-terrestre, meio-vulcano, e suas orelhas pontudas.

1967/1968 – OS INVASORES – Cruzando uma estrada deserta, o arquiteto David Vincent (Roy Thinnes) depara com um disco voador, pioneiro de uma grande invasão. Ninguém acredita nele, já que os invasores assumem aparência humana.

1967 – MANNIX – Um detetive – Joe Mannix – a serviço da tecnocrática Intertec, na pele do ator Michael Connors.

1968/1969 – TERRA DE GIGANTES – Num vôo suborbital de Nova Iorque a Londres, o avião Spinthrift é tragado por uma turbulência solar e é forçado a aterrissar. Os sete americanos que estavam a bordo descobrem que estão num mundo estranho, muito parecido com a Terra, só que com habitantes 12 vezes maiores. Os náufragos espaciais tentam consertar sua nave para voltarem para casa, mas são constantemente ameaçados por crianças, animais e insetos gigantes.

1968/1979 – HAVAÍ 5-0 – Steve McGarrett (Jack Lord) chefiava o 5-0, uma equipe de tiras especializados na luta contra o submundo do crime havaiano. Foi o seriado policial de maior duração, com 220 episódios filmados em locação nas ilhas havaianas.

1968 – THUNDERBIRDS – O melhor dos filmes de marionetes, muito realista e com um design futurista bastante convincente. Narra os apertos da organização Salvamento Internacional, destinada a remediar catástrofes ao redor do mundo.

1969 – MARCUS WELBY – Robert Young (ex-Papai Sabe Tudo) se regenerou do alcoolismo, interpretando um médico maduro e sóbrio.

Além desses, há a série brasileira VIGILANTE RODOVIÁRIO, em 26 capítulos, estrelada por Carlos Miranda, a partir de 1961; CAPITÃO 7, na pele de Percy Ayres; o primeiro super-herói oriental da tevê, NACIONAL KID, e mais ULTRA SEVEN, JEANNIE É UM GÊNIO, IVANHOÉ, O SANTO, CISCO KID, O HOMEM DE VIRGÍNIA, A NOVIÇA VOADORA, FAMÍLIA BUSCAPÉ, KUNG FU, QUINTA DIMENSÃO, JAMES WEST, OS MOONKEES, FALCÃO NEGRO, ALÉM DA IMAGINAÇÃO, CIDADE NUA, OS INTOCÁVEIS, JUSTIÇA EM DOBRO, MOD SQUAD, FLIPPER, HULK, MIAMI VICE, O HOMEM DA MÁFIA, JASPION, CHANGEMAN, A GATA E O RATO, FLASH O HOMEM RELÂMPAGO..... a lista é imensa.

Nenhum comentário: