29 novembro 2007

Cronologia dos seriados (1)

1949/1965 – ZORRO – Único sobrevivente de um destacamento atacado por bandoleiros, é salvo pelo índio Tonto. Ele veste a máscara e jura vingar os companheiros. Seu grito de guerra é “aiôôô, Silver!”.

1951/1964 – ROY ROGERS – Western contemporâneo. O rei dos cowboys e sua companheira Dale Evans cuidam do Double Bar Ranch, de Mineral City.

1951/1958 – I LOVE LUCY – Pequeno clássico da comédia americana. Teatro filmado com apenas dois cenários nova-iorquinos: o apartamento de Rick Ricardo (o cubano Desi Arnaz) e o Clube Tropicana, onde ele é o “band-leader”. Arnaz e Lucille Ball eram casados também na vida real. No Brasil, a série inspirou o Alô Doçura, com John Herbert e Eva Wilma.

1953 – SUPERMAN – As aventuras do homem de aço, depois de estrear nos quadrinhos de 1938 e no rádio em 1940, teve de esperar 13 nos antes de voar na televisão. Um estranho visitante de outro planeta veio à Terra com poderes e habilidades superiores às dos mortais, disfarçado como Clark Kent, humilde repórter de um grande jornal diário. No papel, George Reeves.

1954/1964 – RIN TIN TIN – O clarim tocava e a 101ª Companhia de Cavalaria perfilava orgulhosa no Forte Apache. “Olhar à direiiita!”, e todos olhavam, inclusive o fantástico pastor alemão. Ele atacava quantos índios houvesse com apenas uma ordem do pequeno cabo Rusty (Lee Ascker): “Aiôôô, Rintin!”. Série típica de órfão e seu bicho de estimação.

1954/1967 – PAPAI SABE TUDO – Comédia de situação sobre a família americana. A autoridade paterna se impõe com luvas de pelícia, enquanto a subserviência materna não tira as luvas na hora de lavar os pratos. Papai é Jim Anderson (Robert Young) e mamãe é Margareth (Jane Waytt), com seus três filhos. Toda noite, ao chegar em casa, colocava os chinelos e cuidava dos problemas cotidianos de sua família, resolvendo tudo com um largo sorriso e alguns conselhos sensatos.

1954/1972 – LASSIE – O maior de todos os seriados sobre animais. Foram 12 anos de produção em cinco séries e uma continuidade em desenhos animados Hanna Barbera. Lassie começou como uma personagem de uma coleção de livros para mocinhas e fez carreira no cinema estreando ao lado de Elizabeth Taylor.

1957/1959 – ZORRO – Bem-sucedido seriado produzido pela Walt Disney. Na Califórnia de 1820, Zorro (identidade secreta de Don Diego de La Veja) combate Monastero, o cruel interventor espanhol. Guy Williams era o herói, espalhando a marca do Z por portas, paredes e barrigas, especialmente a do balofo Sargento Garcia (Henry Calvin).

1957/1961 – BAT MASTERSON – As aventuras de Willian Bartley (Gene Barry), elegante agente da lei, sempre acompanhado de sua bengala e seu chapéu coco.

1957/1963 – O PALADINO DO OESTE – Antigo oficial do Exército vende sua experiência a pessoas que precisam de proteção. Na pele do paladino, o ator Richard Boone.

1957/1962 – MAVERICK – Sátira ao chamado código do oeste. Bret (James Garner) e Bart Maverick (Jack Kelly) são jogadores em viagem pela fronteira, que usam métodos pouco convencionais.

1958 – AVENTURA SUBMARINA – Mike Nelson (Lloyd Bridges), ex-homem-rã da U.S.Navy, viaja pelas profundezas do Pacífic.
1958/1961 – PETER GUNN – Ele é um investigador do velho estilo que faz do bar Mother´s de Los Angeles sua base de operações. No papel de Peter, Craig Stevens.

1959 – Os TRÊS PATETAS – As desventuras de Moe Howard, Larry Fine e Curly Howard, três desajeitados enfrentando os obstáculos que a vida oferece. Garantia de boas risadas.

1959/1973 – BONANZA – Sentimentalismo pela rudeza do velho oeste. Cada um dos filhos de Ben Cartwright (Lone Greene) nasceu de uma mãe diferente, morta em condições trágicas. Adam (Pernell Roberts) era o galã. Little Joe (Michael Landon), o garotão, enquanto o gordo Hoss (Dan Blocker) se encarregava de atrair as simpatias.

1960/1964 – ROTA 66 – Logo após a morte de seus pais, Tod Stiles (Martin Milner) e seu ex-empregado Buzz Murdock (George Mahares) embarcaram num Chevrolet para viver aventuras ao longo da rota 66.

1961/1966 – DOUTOR KILDARE – Os problemas médicos neste seriado são resolvidos com a presença de Kildare (Richard Chamberlain), que mostrava um ar de moço bom.
1961/1966 – BEM CASEY – Estreou cinco dias depois de Kildare. Casey (Vincent Edwards) não era tão frágil quanto o rival.

1962/1967 – COMBATE – O sargento Chip Saunders (Vic Morrow) chefia a Cia K de infantaria desde o desembarque na Normandia até a vitória final.

1963/1967 – O FUGITIVO – O doutor Richard Kimbale (David Jansen), médico de Indiana, briga com sua esposa e resolve dar um passeio pelo lago. Na volta, encontra sua mulher morta e o assassino fugindo de casa. É preso e condenado à morte. A caminho da penitenciária estadual, o trem que o leva descarrila e Kimbale foge para ser perseguido por dezenas de episódios.

1963/1965 – FIREBALL XL-5 – Inaugurou a era dos seriados de marionetes eletrônicos. Em Space City, base da Patrulha Galática, o Capitão Steve Zodiac e sua companheira Vênus defendem o Sistema Solar Unido contra forças de outras galáxias.

1964/1969 – DANIEL BOONE – As aventuras do grande herói americano que viveu na região da Carolina do Norte, Tennessee e Kentucky antes e durante a Guerra Revolucionária. Boone (Fess Parker) se encontra com índios em suas expedições pioneiras que podem ser amigáveis ou hostis.

1964/1968 – VIAGEM AO FUNDO DO MAR – As proezas dos oficiais e marujos do Seaview, um submarino atômico com nariz de vidro que viajava pelos setes mares, lutando contra vilões humanos ou alienígenas. O submarino foi obra do almirante aposentado Harruman Nelson (Richard Basehart).

1964/1968 – O AGENTE DA UNCLE - O mais planejado aproveitamento pela tevê do mito James Bond, recém-explodido. O par central personificava a “détente” nas figuras do americano Napoleon Solo (Robert Vaughn) e do soviético Illya Kuriakin (David McCallum).

1964/1972 – A FEITICEIRA – Sucesso no Brasil. James Stevens (Dick York, depois de Dick Sargent), publicitário de largas ambições, casa-se com a bela Samantha (Elizabeth Montgomery) e descobre depois que ela pertence a uma velha linhagem de feiticeiros.

1964/1968 – OS MONSTROS – Afiada sátira ao gênero família. Herman (Fred Gwynne) é o pai, um pastiche de Frankenstein com dois metros e vinte e um zíper no pescoço. O resto da família é de vampiros: Lily (Yvone de Carlo), o vovô (All Lewis) e o filho Eddie (Butch Patrick).

Nenhum comentário: